2004 | Volume 3, número 2


3-4 Editorial

5-16 1. A recuperação ou remediação das dificuldades de aprendizagem dos alunos (resultados comparativos das orientações metodológicas numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês)
Ana Paula Couceiro Figueira
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

17-28 2. Representações sociais do professor: Breve percurso diacrónico - dos anos 70 aos anos 2000
Francisco Cordeiro Alves
I. P. Bragança – Escola Superior de Educação, Campus de Santa Apolónia

29-48 3. Motivação e sucesso escolar: Estudo com alunos da zona Centro
Luís Simões*, Luísa Faria**
*Escola E. B. 2,3/S Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, **Professora Associada da FPCEUP.

49-56 4. Desenvolvimento de uma escala de auto-apreciação pessoal ou auto estima para utilização em contexto de saúde
José Luis Pais Ribeiro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto

57-69 5. Estudo exploratório sobre a resistência ao efeito de evocação falsa imediata no paradigma DRM
Maria Salomé Pinho*, Mário R. Simões*, M. Soledad Beato**, Emiliano Díez**
*Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra, **Departamento de Psicologia Básica – Universidade de Salamanca

71-89 6. As Crianças São Importantes: a reorganização curricular no 1º CEB e as concepções de criança dos professores
Fátima Pereira, Amélia Lopes
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,

91-94 7. Ciganas e não Ciganas – reclusão no feminino, uma análise crítica
Ana Isabel Mota
Universiade da Beira Interior